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segunda-feira, 11 de outubro de 2010

NA ESTRADA/SANTANA

Os anos 80 foram uns dos mais parados do mercado automobilístico nacional. As importações eram proibidas e as quatro grandes montadoras (Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen) pouco investiam em novos produtos por causa da pouca concorrência. Sendo assim, os carros lançados tinham vida útil bem mais longa que os modelos atuais e estiveram presentes em boa parte da vida dos brasileiros. 
A década foi marcada pela proibição dos importados e poucos modelos lançados.
Na Alemanha, onde começou a ser comercializado em 1981, ele nunca fez grande sucesso. Pudera, concorria com os irmãos Audi (modelos 80, 100 e 200) que, além da fama de contar com mecânica refinada e tecnologia avançada, ainda tinham um quê de esportividade graças ao título mundial de rali conquistado pela versão Quattro em 1983. Mas por aqui o cenário era diferente. Depois de 25 anos fabricando modelos que faziam jus ao nome de carro do povo, a VW finalmente teria um modelo para concorrer no segmento de luxo, ocupado por Ford Del Rey, Chevrolet Monza, Opala Diplomata e Alfa Romeo.

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